A Febre é o aumento da temperatura corporal acima de 37 graus Celsius. É um sintoma de infecção, inflamação ou outros factores e doenças que alteram o funcionamento de uma estrutura cerebral que controla a temperatura corporal denominada hipotálamo.


O aumento da temperatura corporal pode destruir os microrganismos que são sensíveis à alteração de temperatura e aumenta as defesas naturais do corpo.
Embora muitas pessoas se preocupem achando que a febre possa ser prejudicial, as típicas elevações temporárias da temperatura corporal para 38 °C a 40 °C causadas por doenças praticamente de curta duração são bem toleradas por adultos saudáveis. Porém, uma febre moderada pode ser ligeiramente perigosa para adultos com doença cardíaca ou pulmonar, porque a febre causa o aumento da frequência cardíaca e respiratória. A febre pode também piorar o estado mental em pessoas com demência.
A elevação extrema da temperatura (geralmente mais de 41 °C) pode ser prejudicial. Uma temperatura corporal alta assim pode causar o mau funcionamento da maioria dos órgãos e, por fim, a insuficiência destes. Tal elevação extrema às vezes resulta de infecção muito grave (tal como sepse, malária ou meningite, mas é mais comum ser causada por insolação ou pelo uso de certas drogas.


A Febre Pode ser controlada com a ingestão de bastante líquido para evitar a desidratação, compressas de água em temperatura ambiente na testa, axilas e virilhas, banhos com água morna e com antipiréticos.
Podem acontecer convulsões em menores de cinco anos que duram de segundos até minutos. Caso aconteça, deve-se colocar a criança de bruços com o rosto de lado para que se houver vómito a criança não engasgue. Deve-se, em seguida, procurar ajuda médica para detectar ou não algo mais sério. A febre é medida pelo termómetro clínico feito de vidro e mercúrio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *