Já lhe falaram maravilhas dela, mas não lhe contaram como beber água do mar? Não se preocupe mais! Neste artigo vai descobrir não só como tomá-la, mas também quais são os benefícios da água do mar para a saúde. Não deixe de ler!
Benefícios nutricionais da água de mar
Caso você não saiba, as propriedades da água do mar são conhecidas desde a antiguidade, sendo o imperador chinês Fu-Shi quem começou a promover os benefícios de beber água do mar há 4000 anos atrás. Por essa razão, ele é conhecido como o pai da medicina marinha.
Posteriormente, o investigador francês René Quinton dedicou-se à tarefa de analisar os componentes da água marinha, descobrindo que eram muito similares ao plasma sanguíneo. Mas foi o médico Jarricot, que anos mais tarde fundaria ambulatórios marinhos, lugares onde se acumulava e embalava a água do mar para bebê-la com fins medicinais, com o nome de plasma marinho.
Então, quais são os benefícios de tomar água do mar?
Os benefícios da água do mar são muito variados e devem-se ao seu rico conteúdo de componentes naturais: zinco, iodo, sódio, potássio e oligoelementos. Além disso, tem a particularidade de concentrar diferentes tipos de sais, na proporção de 36 gramas por litro.
Para que serve a água do mar? Seus benefícios são:
Nervos. O seu rico conteúdo de magnésio pode ajudar a acalmar a ansiedade, melhorar a depressão, baixar o stress e combater a insónia.
Fígado e intestino. Será de grande utilidade para tratar problemas do fígado, já que permite regenerar as células hepáticas danificadas pela cirrose. Além disso, limpa o intestino grosso, melhorando a assimilação de nutrientes e evitando a desnutrição e a anemia.
Pele. A sua constituição alcalina torna a água de mar isotônica. Por essa razão pode ser de benefício para tratar a psoríase, já que, ao tomar banhos de mar, a pele morta tende a se desprender com mais facilidade. Também pode te ajudar a manter saudável o couro cabeludo, eliminando a coceira deste. Uma das principais propriedades da água do mar baseia-se no seu efeito antibiótico, que resulta milagroso para acelerar a cicatrização de feridas.
Tiróide. A sua alta concentração de sódio resulta excelente para regular a actividade da tiróide, melhorando os transtornos que provoca seu mau funcionamento.
Pulmões. A água do mar hipertônica é quase uma panaceia para melhorar e tratar doenças respiratórias, já que ajuda a eliminar muitas toxinas acumuladas nos pulmões.
Músculos. Tanto beber água do mar como nadar entre as ondas pode ser de grande utilidade para relaxar os músculos e recuperá-los de certas lesões, graças ao seu excepcional conteúdo de iodo. Por isso costuma ser utilizada como terapia de reabilitação e pós-operatórios.
Reumatismo. Doenças como a artrite ou a artrose podem ser tratadas com água do mar engarrafada, já que te ajudará a diminuir a inflamação e diminuir as intensas dores.
Dentes. Pode ser usada como pasta e enxágue bucal, já que, ao ser antisséptica, te ajudará a prevenir cáries e doenças das gengivas.
Conselhos para tomar água do mar
A água do mar para beber pode ser muito benéfica para a sua saúde. A quantidade indicada é de um quarto litro por dia misturada com água potável, caldos vegetais, infusões de plantas ou sucos de fruta, na proporção de uma parte de água do mar por três partes da outra bebida.
O ideal é que você a beba em goles ao longo do dia, para que seu corpo possa ir aos poucos absorvendo as propriedades da água do mar. Além disso, também pode utilizá-la na elaboração dos seus pratos, para salgar os alimentos.
Onde comprar água do mar
Claro que a forma mais fácil de beber água do mar é fazendo isso da própria fonte, mas o problema radica em que lamentavelmente em muitas partes existe grande contaminação dos mares e oceanos, o que pode te ocasionar alguns transtornos de saúde.
No caso de que você decida beber água do mar engarrafada ou em ampolas, pode fazê-lo comprando-a em farmácias, supermercados e em lojas online. Hoje em dia existem várias marcas que comercializam a água do mar engarrafada.
O benefício de comprar água do mar engarrafada vem junto com o fato de que neste caso existe um controle de segurança sobre a composição química da água do mar, que são garantidos pelos controles sanitários.