Importância da nutrição e de hábitos alimentares saudáveis para pacientes com cancro
Nutrição é o processo que consiste na absorção e utilização dos nutrientes dos alimentos ingeridos para a realização das funções vitais do organismo. Uma boa nutrição é fundamental para uma boa saúde.
Comer determinados tipos de alimentos antes, durante e depois do tratamento do câncer, ajuda a fortalecer o organismo, fazendo com que o paciente se sinta melhor e mais bem disposto. Uma dieta saudável significa comer e beber alimentos que contenham nutrientes importantes que o corpo precisa, para seu funcionamento, como vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos bons, gorduras e água.
Uma boa alimentação pode ajudar não só à manutenção de um corpo saudável, como também pode minimizar os efeitos colaterais durante e após o tratamento.
Se não souber como manter uma dieta equilibrada, talvez uma boa ideia seja procurar um profissional para orientá-lo.
O cancro e os seus tratamentos podem provocar efeitos colaterais que afectam a nutrição
Os sintomas da doença junto com os efeitos colaterais dos tratamentos, acabam dificultando a realização de uma dieta saudável. Quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia, cirurgia, imunoterapia e o transplante de medula óssea são terapias frequentemente utilizadas no tratamento do cancro e que afectam a nutrição dos pacientes.
Quando a cabeça e o pescoço e órgãos como esófago, estômago, intestino, pâncreas ou fígado são afectados pela doença e pelos os efeitos colaterais do tratamento do cancro, acaba se tornando difícil a absorção de nutrientes suficientes para a preservação das funções do organismo do paciente.
O cancro e os seus tratamentos podem provocar desnutrição
O cancro e os seus tratamentos podem afectar o paladar, o olfacto, o apetite e a capacidade do paciente de se alimentar ou absorver os nutrientes dos alimentos. Isso pode, consequentemente, causar desnutrição, que é provocada pela falta dos nutrientes essenciais.
A desnutrição pode fazer com que o paciente se sinta fraco, cansado e se torne incapaz de combater as infecções e, em alguns casos, de realizar e concluir o tratamento do cancro. Sabe-se que a desnutrição pode contribuir com a progressão da doença.
Anorexia e caquexia: causas comuns da desnutrição em pacientes com cancro
Anorexia é a perda de apetite ou da vontade de comer, é um distúrbio alimentar que provoca a perda de peso acima do que é considerado saudável para a idade e altura. A anorexia é um sintoma comum em pacientes com cancro, podendo se manifestar já no início da doença, ou conforme a doença avança e se dissemina. É a causa mais comum de desnutrição em pacientes com cancro.
Caquexia caracteriza-se pela perda de peso do paciente, além da perda de massa corpórea e tecido adiposo, normalmente relacionada a doenças cronicas, como o cancro. Na caquexia a massa corporal não pode ser reposta com alimentação. No entanto, alguns pacientes até conseguem-se alimentar correctamente, mas não conseguem armazenar gordura nem manter massa muscular devido à doença.
Alguns tipos de cancro mudam a maneira como o corpo absorve determinados nutrientes. Tumores na região do estômago, intestino, cabeça e pescoço podem afectar a absorção de proteínas, carboidratos e gorduras pelo organismo. Um paciente pode-se estar a alimentando bem, porém o corpo não consegue absorver correctamente os nutrientes necessários dos alimentos.