O Óleo de Cártamo é extraído das sementes da Carhamus Tinctorius. As suas propriedades o tornaram um alimento útil para diferentes finalidades: perda de peso, melhoria da aparência da pele ou manutenção da saúde corporal. A suplementação pode ser feita via oral ou com o uso de cápsulas concentradas.

O óleo de cártamo é rico em uma série de nutrientes entre os quais se inclui:
Ácidos graxos;
Ácido linoleico;
Ômega 9;
Ômega 6.

Entre todos os óleos essenciais dispostos e conhecidos pela ciência, o de cártamo é o que possui maior teor de gorduras poli-insaturadas de forma que possui um desempenho antioxidante poderoso.

Abaixo segue todos os benefícios observados via laboratório que o óleo de cártamo é capaz de proporcionar:

  1. Bom funcionamento cognitivo
    O óleo de cártamo destaca-se por ser rico em ômega 6 e 9 – ácidos graxos vitais para o bom funcionamento do cérebro e dos sistemas nervoso e cardiovascular. Ele também apresenta a vitamina E, que se caracteriza pela acção antioxidante – responsável por proteger as células dos radicais livres, evitar o envelhecimento precoce e prevenir doenças, bem parecido com o óleo de coco.
  2. Reduz o colesterol
    De acordo com pesquisas, esse óleo contribui para reduzir o colesterol ruim (LDL) em até 20% em apenas dois meses de consumo.
    Essa substância ainda ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos– forma de gordura mais presente no nosso corpo e que , em excesso, causa o aumento de gorduras localizadas associadas a complicações no pâncreas. Os seus benefícios e efeitos são rápido
  3. Melhora a cicatrização
    Por ser rico em ômega 6, o óleo de cártamo possibilita ao organismo ter a quantidade ideal de ácido graxo por dia. Estes compostos fazem com que o composto tenha propriedades anti-inflamatórias que ajudam no processo de cicatrização.
    Ao evitar a redução da imunidade, atenuar a perda de cabelo e aumentar a queima de gordura corporal, isso pela grande quantidade ômega 3 que serve para tomar e fortalecer o corpo.
  4. Controla a pressão arterial
    Um dos potenciais do óleo de cártamo que se destaca na literatura médica é a capacidade de reduzir o risco de desenvolvimento da aterosclerose por regular os picos glicêmicos, os níveis de colesterol e a pressão arterial. O conjunto destes benefícios o torna um aliado para quem tem hipertensão arterial.
  5. Óleo de cártamo emagrece
    O óleo de cártamo tem propriedades termogênicas naturais, de modo que estimula o corpo a pequenos aumentos de temperatura. Na prática, isso faz com que o corpo queime gordura mais rápido, facilitando o emagrecimento espontâneo.
    Na pesquisa referida foi constatado, para os padrões antropométricos, diminuição significativa do peso, IMC e gordura corporal associado a suplementação com óleo de cártamo.
    O emagrecimento proporcionado pelo consumo do óleo também acontece por conta da regulação do hormônio gastrointestinal grelina, que actua para estimular a fome. Assim, é possível ficar satisfeito mesmo ingerindo uma quantidade menor de alimentos, assim como acontece com os famosos inibidores de apetite.
  6. Deixa-o mais satisfeito e feliz
    Ao consumir o óleo de cártamo, porque ele aumenta a quantidade de serotonina no organismo. Esse neurotransmissor tem relação direita com o humor e ajuda a diminuir a ansiedade e promover o bem-estar, aspectos que influenciam na redução do apetitem, ou seja, ele ajuda a inibir as consequências de dietas e grandes alterações alimentares. Além de emagrecer serve para lutar contra a depressão da sua vida e benefícios da saúde.

Para que serve:
Dessa forma, óleo de cártamo possui várias utilizações. Entre elas:

Prevenção do cancro;
Prevenção ao envelhecimento da pele;
Emagrecimento;
Diminuição do colesterol;
Perda de gordura localizada;
Diminuição do risco cardíaco;
Controle da pressão arterial;
Melhoria da imunidade;
Sensação de bem-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *