A maioria das pessoas relaciona a musculação com benefícios como o desenvolvimento muscular e perda de peso. Elas não estão erradas, mas como deve saber, mas a musculação oferece muito mais do que isso.
A ideia de que a musculação serve apenas para deixar o corpo mais bonito é uma visão bastante restrita.
São vários os benefícios de fazer musculação e muita gente nem sabe.
Deixamos 6 benefícios da musculação que vão muito além da estética:
1- Saúde cardiovascular
Quando você “puxa ferro”, especialmente em treinos com muito volume e intensidade e pouco descanso, obriga seu coração a trabalhar pesado. Além disso, a contração muscular, provoca vasodilatação.
Tudo isso aumenta consideravelmente o fluxo sanguíneo e diminui a pressão arterial, favorecendo a saúde do sistema cardiovascular e ajudando na prevenção de doenças.
Há, inclusive, alguns estudos que comprovam os benefícios da musculação para a saúde cardíaca.
2- Densidade óssea
Este é mais um benefício cientificamente comprovado e que pouca gente conhece: a musculação aumenta a densidade óssea.
E isso é óptimo, porque diminui o risco de fracturas e evita problemas como a osteoporose, bastante comum na terceira idade, especialmente em pessoas pouco ativas fisicamente.
Neste caso, entretanto, apenas musculação não basta – a alimentação é fundamental, já que a saúde dos ossos depende de vários nutrientes, em especial o cálcio e a vitamina D.
3- Prevenção do diabetes
Um estilo de vida saudável, com boa alimentação e prática regular de exercícios ajuda ma prevenir e reverter os diabetes do tipo 2.
É um facto que, quanto mais trabalhar os seus músculos, menos resistente à insulina se torna, e suas células se tornam capazes de usar a glicose de forma muito mais efetiva.
A musculação ainda ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, já que durante o exercício a libertação de insulina aumenta, afim justamente de utilizar a glicose sanguínea.
Aqui também, claro, uma boa alimentação junto com o exercício é fundamental.
4- Vida sexual
Não é difícil imaginar porque a musculação é capaz de melhorar a vida sexual dos atletas.
A musculação favorece a libertação de testosterona, hormônio essencial para a manutenção da libido e várias outras funções relacionadas ao desempenho sexual.
Além disso, a musculação ainda ajuda a manter um corpo mais bonito e com maior capacidade atlética, melhora o humor e aumenta os níveis de energia.
Tudo isso vai, indiscutivelmente, afectar de forma positiva a sua vida sexual.
5- Antidepressivo
A depressão é um problema de saúde sério e bastante comum. Em muitos casos, exige o uso de medicamentos e acompanhamento médico rigoroso.
Obviamente, a musculação não substitui isso, mas é uma poderosa ferramenta para evitar e combater o problema.
O exercício físico liberta endorfina, hormônio que causa sensação de bem-estar. Isso ajuda a reduzir desequilíbrios químicos do cérebro que causam a depressão.
Em quadros de depressão leves, o desporto pode sim ser a solução. E, mesmo em quadros mais sérios, pode diminuir a quantidade de medicamentos necessários.
6- Qualidade do sono
São vários os estudos que mostram que a musculação proporciona aumento na qualidade do sono, e, claro, dias com muito mais disposição.
Isso vale principalmente para quem treina durante o dia, já que o treino pouco antes da hora de dormir pode ter o efeito inverso.
O facto é que a musculação diminui o stress e a ansiedade que, junto com o cansaço físico, favorecem uma boa noite de sono, e ajuda a pegar no sono mais facilmente.
Há, inclusive, estudos que mostram como a prática diária de exercícios pode ser uma das soluções para quem sofre de insónias.
Como resultado de um sono de melhor qualidade, estão impactos positivos no humor, maior nível de energia e disposição ao longo do dia, sensação de bem-estar e boa saúde de forma geral
Resumindo, quem diz que a musculação é só para gente vaidosa está completamente enganado? Musculação é vida!